A importância da Gestão da Estratégia
09/11/2021
O final de 2021 está aí. E muitas empresas já começam – ou deveriam começar – a pensar no ciclo de “planejamento estratégico” para os próximos períodos.
Precisamos começar a preparar as organizações para os próximos ciclos de negócios. Mais do que nunca, os mercados estão mudando em ritmo acelerado. São fundamentais as capacidades de lidar com incertezas, antever cenários, criar bases sólidas para a tomada de decisões e executar planos com disciplina.
Um plano estratégico tem o objetivo criar um roteiro que diferencie a posição e as ofertas da sua organização em relação aos seus concorrentes (Diferenciação), de modo a gerar vantagem competitiva sustentável, que gere o desempenho financeiro desejado pelos acionistas.
Isso tudo se materializa com a determinação de metas e objetivos básicos de longo prazo, bem como planos de ação para concretizar esses objetivos.
Sem uma estratégia claramente definida, as organizações tendem a perder o rumo, como um barco sem velas sem leme em meio a uma tempestade.